A A.Rita colocou-nos um desafio diferente: queriam o seu negócio nas suas mãos em tempo real.
A solução? Uma Aplicação Picking Integrada.
Um bocadinho de história…
Para além da criação de um website de vendas online, que se encontra integrado com o sistema de faturação Primavera, queriam agilizar o processo de encomendas tanto para os seus clientes como para os seus comerciais. Assim surgiu a Área Reservada que permite que o próprio vendedor coloque os pedidos dos seus clientes diretamente no website e a informação segue para o sistema de faturação.
Com esta alteração no seu modo de trabalhar surgiu a necessidade de procurar uma solução para a gestão do inventário e do armazém. A A.Rita sabe que controlar o fluxo dos materiais e operações irá aumentar a rapidez e eficácia na satisfação das encomendas.
Foi criada uma Aplicação de Picking (Warehouse Managment System) que irá ajudar o técnico a controlar e gerir as operações do dia a dia no armazém. Além disso também faz gestão de inventários, receção de mercadoria, de fornecedores e transferências de material entre armazéns, sempre com integração com o Primavera.
Estamos a trabalhar no sistema picking com a organização do nosso armazém; Já era uma coisa que queríamos fazer há muitos anos e obriga a uma atuação em várias frentes. A partir do momento que o nosso cliente tem uma Área Reservada onde consegue consultar fichas técnicas, vídeos, consultar se está em stock ou não, consultar o estado da encomenda, obrigou-nos a organizar o nosso armazém para que o sistema de picking funcione corretamente. Tudo isto vai prestar um melhor serviço ao nosso cliente.” Orlando Vaz – Responsável Geral da A.Rita
Também precisas de melhorar a gestão dos materiais do teu armazém? O caso da A.Rita foi um sucesso mas não é a única opção. Deixamos um conjunto de boas práticas que podes seguir para gerir o teu armazém:
- Pensar o Sistema de Armazenamento.
Escolher um bom sistema de armazenamento é essencial para garantir uma boa gestão do mesmo. Depende de diversos fatores por isso analisa os produtos antes de optares por um método. Verifica, por exemplo, o volume, peso, forma e tamanho. - Identifica os responsáveis por stock e evita o erro humano.
- Investe tempo no Inventário
Garante a disponibilidade de produtos e matérias-primas. - Estabelece regras de encomenda de stock automatizado.
- Identifique os seus materiais/produtos por categorias e atribui um local especifico para o seu armazenamento.
- Implementação de um Sistema de Picking
Uma aplicação Picking é a solução completa que apoia na gestão diária de uma armazém, que pode atuar por si só ou estar interligada a outros sistemas. Um software que ajuda a gerir as operações do dia-a-dia num armazém, no qual é possível controlar, além de todos os processos de armazenamento, o inventário, todos os pedidos, picking de encomendas e os seus respetivos envios e ainda controlar os recursos humanos.
Para que serve?
- Envio e receção de produtos
- Sistema de controlo de inventário
- Pedidos e Picking
- Gestão de pessoas de armazém
- Relatórios
Vantagens
- Menor tempo de resposta para um cliente
- Menos erros no inventário
- Melhor acompanhamento das encomendas
- Maior eficiência na gestão de espaço de armazém
- Eficiência na distribuição de mercadorias e gestão de entregas
- Redução do custo de mão-de-obra
- Redução de custos de armazenagem
- Material deve ser categorizado assim que dá entrada no armazém
- Confirmar se o equipamento foi o pedido e se está em bom estado
- Classificação/codificação – atribuir um local específico para ser armazenado