Sem categoriaVai Viajar? | 7 Dicas Simples de Cibersegurança

5 de Agosto, 2022
https://hlink.pt/wp-content/uploads/2022/10/LinkedIn-v2.jpg

Verifique as nossas dicas e proteja-se para possíveis ameaças:

    1. Realize um backup dos seus equipamentos eletrónicos antes de viajar.
      A probabilidade de perder, estragar ou ficar sem o seu telemóvel e portátil aumenta durante o período de viagens quando comparado com o período de trabalho em casa ou escritório. Além de viajar mais seguro, também terá mais espaço livre nos seus equipamentos eletrónicos para as suas fotografias das férias.

      The only backup you will ever regret is the one you didn’t make. – Sophos Naked Security

    2. Encripte o seu telemóvel e portátil.
      Hoje em dia os telemóveis mais recentes já dispõem de uma pré-encriptação, mas para poder oferecer uma boa proteção ao seu equipamento estará dependente da escolher de um código forte de segurança. Reforçamos a importância de escolher um código que tenha pelo menos 10 dígitos (e não opte por 00000 00000 ou 12345 12345). Pratique com regularidade antes da sua viagem para se conseguir lembrar com facilidade.
    3. Verifique os requerimentos de entrada no país que planeia visitar.
      Vários países reservam-se no direito de lhe pedir que desbloqueie os seus equipamentos eletrónicos e até fazer uma cópia dos seus discos.
      Outros, poderão apenas pedir dados como a sua morada, o número de telemóvel, o seu e-mail ou até mesmo as suas redes sociais. Claro que estará sempre no direito de recusar dar informação tão detalhada sobre si, tal como o país poderá recusar a sua entrada. Caso não concorde com as condições pode não visitar o país em causa ou optar por não levar os seus equipamentos telefónicos.
    4. Tenha uma atenção especial ao utilizar redes públicas.
      Se pretender utilizar as redes públicas de Wi-Fi durante as suas férias, tenha algumas precauções, pois só poderá proteger-se utilizar aplicações com a encriptação apropriada e aceder a websites que tenham URLs que comecem com “https://”.
      No entanto, se o país para onde viaja a obrigar a instalar um “certificado digital”, pode significar que estará a ser “espiado” enquanto se encontra de passagem e até mesmo quando regressar ao seu país. Como solução pode utilizar a ligação VPN corporativa ou então adquirir um serviço de VPN para uso pessoal. O uso de um SIMCard pré-pago também pode ser outra das opções, no entanto devido às leis do próprio país a sua utilização também poderá não ser completamente anónimo.
    5. Evite utilizar os equipamentos eletrónicos utilizados nos aeroportos e hotéis, incluindo as SmartTV.
      Aconselhamos fortemente que não os utilize, só mesmo em casos estritamente necessários, e nesses casos, efetue o mínimo possível de logins e colocação de dados pessoais.
      Mesmo que estes equipamentos sejam geridos por uma empresa ou por técnicos, não invalida que os utilizadores que os usaram antes de si não tenha comprometido o equipamento de alguma forma. Não aceda a nenhuma das suas contas mais importantes em dispositivos que não confie.
    6. Ative a localização nos seus equipamentos Apple, Android e PC Windows.
      Com esta opção ativa conseguirá localizar o seu equipamento e bloqueá-lo remotamente.
    7. Confirme com a sua entidade empregadora, se pode levar o seu portátil de trabalho.
      Caso a resposta seja afirmativa, informe o local de destino e siga os seus conselhos da equipa de TI, tanto a nível profissional como pessoal.