Boas PráticasCibersegurançaProteção de Dados & BackupsProteja a sua privacidade com 7 dicas práticas

28 de Janeiro, 2021

Hoje assinala-se o dia Internacional da Privacidade de Dados e pretende consciencializar as pessoas e organizações da importância da privacidade de dados. Conheça 7 maneiras de garantir a privacidade dos seus dados.

Nos últimos anos e desde que se celebrou pela primeira vez o dia Internacional da Privacidade de Dados, em 2006, que a quantidade de informação recolhida pelas empresas aumentou e também os casos de ataques e fugas.

Assim, no dia 28 de janeiro, pretende-se consciencializar as pessoas e organizações da importância da privacidade de dados. Sem deixar de referir que em alguns países, como Portugal, já foram realizadas algumas mudanças significativas como a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

De momento, a sua informação pessoal é tão valiosa para as empresas como o dinheiro, pois podem acompanhar os seus hábitos de compra, obter a sua localização, endereço de IP, segmentar anúncios e entre outros. É importante que perceba como estes são coletados, utilizados e partilhados pelas mesmas, de forma a poder tomar decisões informadas no seu futuro.

  1. Leia sempre as políticas de Privacidade e Cookies antes de aceitar. Sabia que tem de dar consentimento explícito para as que as empresas possam utilizar os seus dados? Ou seja, ao preencher, por exemplo, um formulário é necessário que o fornecedor do mesmo tenha uma opção nítida sobre o armazenamento e/ou tratamento de dados.
  1. Tem direito a exigir que uma empresa apague todos os seus dados pessoais. Caso sinta que não faz sentido ou que verifique que os seus dados estão a ser utilizados de forma imprópria pode pedir a qualquer empresa que elimine toda a informação que tenha relativamente a si.
  1. Tenha controlo sobre as suas aplicações. Muitas aplicações pedem acesso a informação como os seus contatos, álbuns de fotografia e outras informações antes de as poder utilizar. Verifique se a informação à qual irá dar acesso é essencial para o funcionamento da mesma e que benefícios irá retirar da sua utilização. Deve também eliminar aplicações que já não utiliza bem como dos dispositivos que deixou de usar.
  1. Gerencie as suas configurações de privacidade. Verifique nos diferentes serviços que utiliza (serviços web, aplicações, browser) que informação estão a recolher e ajuste para o que considera justo. Por exemplo, nos links abaixo listados, poderá ver que dados o Google tem guardados sobre si e poderá desativar aqueles que considerar mais pessoais.
  1. Se coletar informação, proteja-a. Implemente e siga regras de segurança para manter a informação pessoal segura de acessos não autorizados. Os seus clientes e parceiros confiam em si.
  1. Seja honesto. Colete apenas informação relevante para o seu negócio. Deixe claro que dados recolhe, qual a sua utilização, como armazena e de que forma podem ser geridos pelos seus clientes e parceiros.
  1. Contrate, treine e conecte pessoas. Para conseguir cumprir com as normas de privacidade e garantir a segurança dos dados terá de equipar a sua equipa com formação para poderem lidar com os diferentes processos.

Na HLink revemo-nos no desafio de conhecer, praticar e partilhar boas práticas de segurança para que a tecnologia seja um aliado para os seus clientes e parceiros.